terça-feira, 28 de agosto de 2012

 
Calos e Calosidades

São aumento de pressão e atrito constantes sobre a pele, causados por calçados inadequados, vícios posturais, deformidades ortopédicas, alterações da marcha irregularidades ósseas.
Os calos variam de tamanho e formato, tem profundidade, núcleo e frequentemente pequenos.
As calosidades é mais extensa e fina, seu o sintoma é ardor no local.

Tipos de calos

Além do calo duro, mole, vascular e neurovascular, existem também:
  • calo miliar;
  • calo subungueal e periungueal;
  • calo de Millet;
  • calo dorsal dos artelhos.
Calo Duro: Apresenta geralmente nas plantas dos pés, principalmente no calcanhar e a região metartársica,tem a cor amarelada conscistencia dura e tamanho variável. Possui um núcleo formadopor queratina compacta, translúcida na , sob a qual forma um higroma, que as vezes infecciona eprovoca um abcesso doloroso.

Calo Mole: Situa-se geralmente nos espaços interdigitais, principalmente no 4-º espaço, é de cor esbranquiçada e consistência mole, devido à maior umidade do local.

Calo MIliar: Situa-se principalmente no arco plantar e está ligado a problema de sudorese. Em geral aparecem mútiplos calos bem pequenos e poucos dolorosos, semelhantes ao núcleo do calo duro, por serem formados por  queratina bem compacta e translúcida.

Calo Dorsal dos artelhos: Localiza-se na face dorsal das articulações interfalangianas( em cima das articulação dos dedos), principalmente em pacientes com "dedos em martelos" é uma reação que consiste na tentativa de proteção da parte óssea.
O uso de calçados de formado e tamanho adequados previnem o surgimento desses calos. 

Calo Millet: Situa-se no dorso (em cima) do pé. Apele torna-se muito fina, devido ao strito ocasionado pelo calçado.

Calo Subungueal e Periungueal: Localizam -se na borda das unhas e surgem em decorrência de pressões aplicados nesta estruturas , geralmente a concistÊncia é dura e coloração no amarelada, e provocam dor no local.

Calo Vascular: Situa-se na planta do pé, sendo semelhante com o calo duro, pois possui um núcleo e muitas vezes higromas.Entremeados à massa de queratina que o forma, vêem-se vasos sanguineos que podem sangrar quando manipulados.

Calo Neurovascular: Fica na planta do pé, sendo clinicamente ao calo duro, entanto, possui em seu interior vasos sanguineos e terminações nervosas que se tornam mais dolorosos.

Alguns calo e calosidade citado no texto a cima:





Nenhum comentário:

Postar um comentário